O que é uma escala Pentatônica? Conheça a origem do nome e como ela pode ser usada.

Essa é uma pergunta muito comum para todos os alunos que começam a querer entender um pouco mais da linguagem musical. Então, vamos lá!

escala pentatônica, nada mais é do que a sequência de 5 notas diferentes, extraídas de uma escala maior ou de uma escala menor. Por isso, “penta”.

E a palavra “tônica” quer dizer, nota inicial. Logo, pentatônica, quer dizer, 5 notas a partir de uma tônica.

Agora um exemplo para entender melhor:

Imagine a escala de Dó Maior: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

Note que, tirando 2 notas dessa escala, teremos uma escala pentatônica:

Dó Ré Mi Sol Lá – tiramos as notas  e Si.

Então vem a pergunta, por que foram retiradas essas notas e não outras?

A resposta está ligada à melodia. Para uma melodia soar bem, ela deve ter as notas certas na hora certa, e depois de vários experimentos originados ao longo da história e da evolução musical, foi notado que retirar a 4ª e 7ª notas da escala maior, deixava o som da escala pentatônica mais ajustado para a criação musical de melodias, solos.

Experimente retirar outras notas da escala no seu instrumento para notar a diferença sonora. Será possível notar que a retirada dessas duas notas (4ª e 7ª) são as mais adequadas.

Podemos usar a escala pentatônica em qualquer instrumento ou voz para criar a melodia de uma música cantada, para criar um tema de filme, de vídeo game, ou ainda para solar em qualquer gênero musical.

Esperamos que esse post te ajude a entender melhor essa escala usada no mundo todo.

Equilibrium Escola de Música trabalha com um conceito diferente, capaz de te auxiliar no aprendizado musical, por meio de formas que promova melhoras consideráveis na sua rotina, melhorando sua qualidade de vida.

Ficou interessado em conhecer nossos diferenciais?

Conheça nossas aulas on-line Ao Vivo.

maio 2024