Na antiguidade, o carnaval foi originado por várias comemorações de povos egípcios, hebreus, gregos e romanos. Eram realizados como celebração de colheitas e de louvor a divindades.
Aqui no Brasil as marchinhas carnavalescas tiveram início por volta das décadas de 1930 e 1950.
Porém, nosso assunto aqui será mais voltado para a música, e o que ela tem a ver com essa data comemorativa.
Afinal de contas o que não pode faltar no carnaval?
Nos dias de hoje, não dá pra imaginar uma apresentação carnavalesca sem instrumentos de percussão, e esses instrumentos fazem o uso de uma das partes do fundamento da música – o RITMO.
Através do ritmo e de variações dele é possível que os grupos das escolas de samba acompanhem os desfiles usando os instrumentos de percussão e executando de forma conjunta, ritmos diferentes, de maneira sincronizada.
Sabendo notar esse ritmo, as pessoas conseguem dançar de forma grupal aproveitando melhor o momento, cheio de alegria.
O ritmo também faz parte das nossas vidas, como por exemplo, através de nossos batimentos cardíacos, de nossas caminhadas em tempo regular, quando marcamos com o pé ou a mão o tempo da música que ouvimos ou quando dançamos numa festa de rua.
Por isso, ter o contato com a música desde cedo, traz muitos benefícios para aproveitarmos e apreciarmos eventos assim de forma mais proveitosa e divertida.
“Quem canta, os males espanta” e “quem é brazuca, sempre batuca”
Desejamos que aproveite as festividades do carnaval com muita folia, diversão e ritmo.
Situada em Perdizes, a Equilibrium Escola de Música tem um conceito um pouco diferente, pois presa muito pelo individualismo de cada aluno, tendo como principal foco, o desenvolvimento musical interpessoal personalizado, preparando cada aluno para sua interação e vivência em grupo.