Apreciação Musical – O que é e como usá-la com 3 dicas.

Sabe aquele momento em que está ouvindo uma música que gosta, fica super animado, e muitas vezes, fica até arrepiado?

Esse estágio, pode ser o início da apreciação musical, porém de forma sensorial, sem nomenclaturas. A maneira mais específica, centrada na escuta, na audição, de forma refinada, e até crítica, é o principio da apreciação musical.

E para o ouvinte compreender esse conceito, é fundamental, conhecer também alguns outros da liguagem musical, como por exemplo, as propriedades do som: altura, duração, intensidade e timbre.

Leia nosso artigo sobre: https://equilibriumescolademusica.com.br/blog/index.php/2020/07/26/aprenda-a-usar-as-propriedades-do-som-teoria-na-pratica/

Conseguir indentificar quais são os instrumentos, notar variações de altura, duração e intensidade, além de compreender como a música é estruturada, por partes, são processos da apreciação musical.

Confira 3 dicas para começar a desenvolver a sua:

1. Instrumentos: tente identificar quais são os instrumentos da música que escolheu. Numa próxima audição, tente dar atenção para um instrumento por vez. Não é simples, porém com treino, vai notar diferença e identificação.
  2. Forma Musical: preste atenção para notar como a música é ordenada. As composições são formadas por partes, como introdução, verso, refrão, solo, etc. Tente memorizar essas partes, para quando ouvir a música novamente, ter noção de qual trecho está ouvindo e qual vem adiante.
  3. Estilo/Gênero Musical: atente-se ao ouvir uma música, para enquadrá-la em algum estilo conhecido, como por exemplo: erudito, popular, pop, rock, mpb, jazz, bossa nova, samba, etc. Isso fará ampliar sua perspectiva sobre esse assunto e perceber as infinitas possibilidades.

Essas dicas ajudarão à ter atenção para escuta e apreciação crítica, desenvolvendo um “gosto musical” de maneira mais refinada.

É muito comum nossos alunos comentarem sobre essas mudanças de percepção sobre a escuta. Como ouviam as canções antes de estudar música e como as escutam gradativamente melhor. Como notam as diferentes formas de tocar ou cantar, além de ouvir detalhes, que anteriormente ao estudo musical, não eram notados.

Por isso, estudar música cria inúmeros benefícios na vida de qualquer indivíduo, de qualquer idade ou classe social.

Agende uma AULA GRÁTIS online e ao vivo pelo Whatsapp:

11 94960-1437

Conheça nossas condições para aulas online ao vivo ou presenciais com os devidos protocolos.

Realize seu sonho de aprender a cantar ou tocar um instrumento e use a música como terapia, como seu hobby, como um investimento no seu bem estar, diversão e saúde mental.

Rua Cayowaa, 1969 – Perdizes – próximo do metrô Vila Madalena.