As principais dúvidas sobre TROMPETE e TROMBONE – dicas pra começar!

Em mais bate papo de corredor na Equilibrium, conversei com o professor Francys, que dá as aulas de trompete e trombone, sobre as principais dúvidas dos alunos no começo dos cursos.  Ele também falou de pontos importantes e dicas para nosso desenvolvimento técnico e musical.

As dúvidas iniciais mais frequentes estão associadas à compra do instrumento. É sempre interessante ter uma assessoria, então a dica é: converse com o professor antes. Na compra do instrumento é preciso analisar o custo/benefício. Caso disponha de uns 500 reais, procure por marcas chinesas. Marcas boas chinesas saem por volta de mil reais, mas se você tiver um valor maior para investir, vale a pena pensar numa mais top, porém usada.

É importante o aluno saber quanto está disposto a investir no instrumento para depois definir se comprará um novo com menor qualidade ou se preferirá um instrumento com maior qualidade, usado. Por tudo isso, começar as aulas antes da compra e ter a orientação de um bom professor é muito importante.

Outra dúvida que é muito comum está ligada a quanto tempo leva para o aluno começar a tocar. O instrumento de sopro demora um pouco mais do que outros mais conhecidos como o piano, por exemplo, pois nele, basta você tocar cada tecla e com uma boa orientação você já tem um resultado rápido. Já no trompete ou trombone, o aluno que estuda regularmente fora das aulas, estará tocando escalas após uns 6 meses, o que permite também tocar melodias mais simples. Para todos os instrumentos devemos desenvolver habilidades, entretanto para os de sopro, a habilidade tem de ser diferenciada, pois quem produz o som é o aluno, sendo seu próprio amplificador. O instrumento vai definir timbre, ajudar a afinar as notas e produzir o som que o aluno produz. Para desenvolver desde o começo o aluno precisará das próximas dicas:

As 3 “Ências” – CONSCIÊNCIA, PERSISTÊNCIA e PACIÊNCIA

Consciência: saiba o por quê você está fazendo tal exercício e qual resultado ela gerará na sua técnica e conhecimento musical.

Persistência: estude com calma, com repetições, se grave e tente manter regularidade – melhor 15 minutos por dia do que 10 horas num único.

Paciência: cada aluno tem seu tempo! Não se cobre de resultados rápidos, eles virão no SEU tempo. Dedique tempo e verá.

Agradecemos as dicas do professor Francys. Esperamos que te ajude no início do seu aprendizado desses instrumentos tão interessantes.

Theo Machado – sócio diretor da equilibrium escola de música, professor de violão e guitarra há mais de 20 anos, coach de bandas e produtor musical