Como treinar na sua casa? 4 Dicas valiosas!

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas valiosas para você se entreter através da música no “cantinho” de sua casa.

É importante entender que o conceito de repetições, similar às atividades físicas, fazem parte do processo de desenvolvimento motor e da memorização.

Pensar num pequeno número de séries, com 4 repetições, para cada fragmento de seus estudos pode te auxiliar em muito no aprimoramento técnico musical.

Seguem algumas dicas para te ajudar a tocar e cantar melhor:

1.Deixe o instrumento sempre à vista: o trabalho de pegar o instrumento, tirar do bag (capa), montar, ou ligar equipamentos separadamente, normalmente desmotiva o início da prática. Após chegar em casa, se possível, deixe o instrumento exposto para ganhar facilidade quando a vontade de tocar aparecer.

2. Sempre comece pelo mais fácil: a resposta motora ou vocal não será igual à que o aluno consegue no final de cada aula. Assim como o jogador de futebol faz um pré-aquecimento antes de entrar para o jogo, é bastante interessante o estudante escolher algo que seja muito fácil pra começar a fazer no início do treino. Pode ser um pedacinho de uma música fácil ou um exercício de técnica que goste. Sempre tem de ser alguma parte que gosta, para não desanimar no começo.

3.Treine por partes: imaginar que todo aprendizado tem etapas, te auxilia em mentalizar a forma que vai treinar. É sempre útil fazer um breve pensamento no que vai praticar e criar repetições por partes. Pode ser de uma música, de escalas, de leitura, de execução de técnica. Faça por partes com 4 repetições.

4.Grave seus estudos: registrar, através do celular, a forma como cantamos ou tocamos ajuda muito na criação de uma auto avaliação. De forma geral, o aluno consegue aos poucos lapidar um pouco da sua desinibição, da auto confiança e do desenvolvimento crítico que ajuda também no aprendizado, gerando melhores resultados.

Esperamos que essas dicas sejam testadas por você e que gere bons resultados.

É também sempre recomendado que tenhamos paciência e calma, e por isso o estudo musical pode ampliar muito isso em sua vida.

Até nosso próximo post.

A Equilibrium Escola de Música trabalha com um conceito diferente, capaz de te auxiliar no aprendizado musical, por meio de formas que promova melhoras consideráveis na sua rotina, melhorando sua qualidade de vida através da música.