Conheça nosso DICIONÁRIO Resumido da MÚSICA – teste seu conhecimento musical! Parte 1

Muitos amantes da boa músicatocam e cantam por hobby e quando param para analisar melhor seu conhecimento, muitas vezes, se perdem e ficam com dúvidas. Esse dicionário foi feito para auxiliar estudantes a ampliarem sua compreensão do que executam na voz ou no instrumento. Boa leitura.

Para começar:

1. Música: é a arte de se expor através de sons.
  2. Harmonia: é a combinação de 2 ou mais sons simultâneos que são agradáveis ao ouvido. Ex: Acordes.
  3. Melodia: é a sequência de notas produzidas sequencialmente, uma a uma, com ritmo e sentido musical. Ex: canto ou solo de instrumento.
  4. Ritmo: é a repetição de sons musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou curtos. Ex: todo som produzido tem obrigatoriamente um ritmo regular ou irregular.

Propriedades do Som:

1. Altura: é o termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave: sons “finos”, “altos” são qualificados como agudos e sons “grossos”, “baixos” são graves.
  2. Duração: é o som ser produzido com duração curta ou longa.
  3. Intensidade: é o som ser produzido de forma forte (intensa), ou de forma fraca (leve).
  4. Timbre: é a característica peculiar de cada som. Sua voz é seu timbre.

Existem diversos outros termos e palavras que são relevantes no desenvolvimento e aprendizado musical. Essas demais podem ser adicionadas em breve, num próximo post. Sempre tire suas dúvidas com um bom professor. Desejamos bons estudos.

Equilibrium Escola de Música trabalha com um conceito diferente, capaz de te auxiliar no aprendizado musical, por meio de formas que promovam melhoras consideráveis na sua rotina, melhorando sua qualidade de vida.

Ficou interessado em conhecer nossos diferenciais?

Conheça nossas aulas on-line Ao Vivo.

abril 2024