Como tocar Bateria – 3 dicas

A bateria é muito cara? Preciso ter a bateria para começar? Essas e outras perguntas sempre aparecem.

Confira as respostas e várias curiosidades sobre esse instrumento bem chamativo.

No início, não é necessário comprar a bateria, pois você pode estudar no sofá, travesseiro ou no PAD (procure no Google como “bateria praticável”). Após notar que leva jeito, o professor indicará a compra do instrumento. Caso more em apartamento, o indicado é uma bateria eletrônica.

Outra pergunta comum é: quanto tempo levo para tocar uma música? Tocar bateria é mais simples do que se imagina. Na primeira aula já é possível tocar. Após o início das aulas, você terá noção do que é necessário praticar com a ajuda do professor. É sempre importante treinar os exercícios em casa usando o metrônomo do celular para ajudar no desenvolvimento técnico e musical. Treinar com as baquetas no travesseiro, funciona.

No geral, sugerimos comprar a bateria usada ou nova, que dependerá do quanto o aluno poderá investir e da forma de pagamento. As usadas, normalmente são vendidas com pagamento à vista e para as novas, muitas lojas parcelam a compra. Uma outra possibilidade é a do aluno ir comprando peça por peça. Para iniciar, é possível comprar só uma caixa, um chimbal e um pedal de bumbo.

Falando sobre marcas, é sugerido como boa relação custo/benefício a marca nacional RMV. Quando o aluno resolver comprar o instrumento, encontrará todos os valores e possibilidades. Outra marca indicada é a Nagano, com boa sonoridade também. Sobre os valores de investimento, inicialmente giram em torno de 2200 reais para baterias novas (peças + pratos + ferragens).

É possível também treinar usando PADs para praticar em casa. Esta bateria é formada por 1 PAD de bumbo, 1 PAD de caixa, 2 PADs para 2 tons, 1 PAD de surdo, 1 PAD de chimbal e 1 PAD de prato ride, sendo necessário comprar apenas um pedal de bumbo além desse kit. Para iniciantes é bem legal, pois ajuda a desenvolver a técnica. O valor fica por volta de 500 reais – o que alivia muito o investimento inicial. Existe também a opção de baterias para criança, que são também mais baratas (abaixo de 50% do valor da bateria tamanho padrão), porém é indiciada somente às crianças.

3 dicas que te ajudarão a aprender mais rápido:

• Treine os rudimentos com as baquetas no travesseiro ou sofá.

• Para quem já toca, é importante treinar estilos diferentes e escutar músicas diferentes. No começo, muitos querem aprender a tocar, porém não escutam muito o estilo que querem aprender. Ouvir ajuda a absorver o tempo e a métrica da música, para conseguir acompanhar o áudio que está estudando.

• Sugerimos que os pais criem o hábito de ouvir músicas com os filhos. As crianças absorvem muito rápido. As aulas de bateria também são ótimas para crianças autistas e cegas, pois desenvolvem diversos novos caminhos neurais, além de auxiliar na parte motora e diminuição de estresse.

Agende uma AULA GRÁTIS presencial ou online para conhecer o curso de BATERIA.