O que é Música? O que significa? Teoria na Prática aqui na Equilibrium.

Você já parou para pensar que a música faz parte da sua vida? Como nós não podemos viver sem essa arte, nesse post vamos conversar sobre o conceito – o que é Música e como podemos descrevê-la.

De acordo com o dicionário, música pode ser descrita como:

1. uma combinação harmoniosa e expressiva de sons.
  2. a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização, etc.

Lida a descrição do dicionário, é notável que não é a maneira mais simples de compreender, principalmente em nossa atualidade:

Podemos então pensar que a música é formada por 3 partes:

Harmonia – Melodia – Rítmo

Vamos para alguns exemplos para você entender um pouco mais o conceito:

Sabe quando você vê alguém tocando violão ou tocando um acompanhamento no piano, ou no teclado? Então, é nesse momento que você escuta a HARMONIA – que é a combinação de sons para acompanhar alguém cantar ou solar.

Sabe aquele outro momento em que você começa a cantar ou a escutar alguém tocando violino, ou sax, ou solando na guitarra? Nessa situação, você acabou de descobrir a MELODIA – que é quando você escuta uma voz cantada ou um solo de algum instrumento – uma nota musical de cada vez, sequencialmente.

E no momento que você marca o tempo, batendo o pé ou sua mão enquanto escuta uma música ou vê uma escola de samba, tocando só instrumentos percussivos, é o RITMO, que é a parte ligada a duração dos sons – curtos, longos, longos e curtos, e com infinitas combinações.

Logo, podemos descrever que: Música é a produção de sons através da harmonia, melodia e ritmo.

Harmonia – dois ou mais sons simultâneos acompanhando voz e/ou instrumentos;

Melodia – notas sequenciais, uma de cada vez, sendo através do canto ou de um instrumento;

Ritmo – a duração dos sons, produzidos também na harmonia e na melodia.

Esperamos que essas informações tenham esclarecido as principais dúvidas sobre o assunto. Convidamos para conhecer mais de nosso sério trabalho através da música. Venha saber mais do nosso curso complementar TEORIA NA PRÁTICA.

Situada em Perdizes, a Equilibrium Escola de Música tem um conceito um pouco diferente, pois presa muito pelo individualismo de cada aluno, tendo como principal foco, o desenvolvimento musical interpessoal personalizado, preparando cada aluno para sua interação e vivência em grupo.