3 dicas para iniciantes para como tocar violino.

Numa conversa despojada com Ricardo, sócio diretor da Equilibrium e professor de violino, conseguimos abordar as principais dúvidas sobre o curso e 3 dicas para iniciantes para como tocar violino, que quer começar do zero e não tem muita certeza se ainda é possível tocar o instrumento.

Mesmo com a existência de alunos de perfis diferentes, é muito comum ainda associarem o violino somente à música erudita, sem saber que podem tocar qualquer estilo no instrumento, sendo que pode também ser super versátil fazendo o aluno tocar o que tiver interesse em aprender.

Outra dúvida muito comum é sobre a compra do instrumento – qual modelo e onde comprar?
Para isso, é recomendado que o aluno defina quanto pode investir. É possível adquirir um violino na faixa de 500 reais e mandar para regulagem de um luthier ou investir num instrumento mais caro com qualidade mais próxima de um instrumento top de linha.

A compra pode ser dividida em 3 níveis: violino chineses – mais baratos; violinos mais antigos de fábrica – boa relação custo/benefício; e violinos de autores – com acabamento e timbre refinados.

Caso o aluno não possa investir no instrumento no início das aulas, é mais recomendado que a compra seja direcionada para o arco, que funciona como se fosse a língua de um cantor, dando maior “dicção”, ou seja, melhor definição nas notas tocadas. Muitas vezes gastar na compra de um violino e esquecer do arco, pode gerar dificuldades no início do curso.

Um diferencial oferecido na aula grátis do curso de violino aqui na Equilibrium é a possibilidade de fazer um check up no instrumento do aluno, antes de começar as aulas, dando um direcionamento no que é preciso regular e o que seria necessário comprar para melhorar o resultado das aulas.

Dicas para você começar do zero:

1. Pratique 30 minutos de estudo fora da aula.
  2. Anote suas dificuldades específicas na execução e traga suas dúvidas para o professor – grave seus estudos no celular.
  3. Estude um pouco por dia para ter maior segurança e fluência e participe da camerata de cordas para colocar em prática seus estudos.

Estas dicas e o auxílio de um bom professor vão te ajudar a sair tocando já na primeira aula.

Se gostou, comente, compartilhe. Venha nos visitar. Desejo boa sorte na compra e nos estudos.

Theo Machado – sócio diretor da Equilibrium Escola de Música, professor de violão e guitarra há mais de 20 anos, coach de bandas e produtor musical.

maio 2024