As dúvidas mais comuns para tocar violão e guitarra

Eu preciso aprender a tocar violão primeiro para depois aprender a tocar guitarra?
Não. Isso é um dilema muito questionado ainda hoje. Apesar de serem da mesma família de cordas, hoje apresentam certa independência nos gêneros musicais.

Por isso, é importante o aluno gostar do som do instrumento para desenvolver seus estudos. Se você escuta mais músicas com violão, pode estudá-lo, se gosta mais da guitarra, pode iniciar sem problemas.

Qual a diferença entre guitarra e violão?
A guitarra é um instrumento elétrico, que depende de um cabo e de um amplificador para produzir seu som através dos captadores, que captam as vibrações das cordas e os envia ao amplificador usado.

Já o violão tem sua caixa de ressonância, que é o corpo do instrumento. Por conta de ter um corpo oco, as vibrações das cordas são ampliadas dentro desse corpo oco resultando no que ouvimos do instrumento.

Basicamente, a grande diferença, apesar dos itens que os formam, é que a guitarra depende de ser eletrificado, amplificado, enquanto que o violão, não. Por isso chamamos de instrumentos elétricos e acústicos.

Quem toca violão sabe tocar guitarra? E o inverso?
Apesar de o violão ter gerado a guitarra que conhecemos hoje, eles têm técnicas um pouco diferentes quando estudados de forma específica. Quem toca bem violão, terá de estudar um pouco outras técnicas para tocar bem guitarra. Isso também se repete para guitarristas que querem tocam violão erudito, por exemplo.

Quanto tempo levo para aprender a tocar?
Isso, também, está relacionado aos estudos. Bons estudos trazem resultados mais rápidos, construindo uma sólida compreensão nas formas diferentes de produzir bons sons em cada instrumento. Com uma boa orientação é possível que essa evolução seja colocada em prática de maneira mais simples.

Quanto tempo preciso treinar?
Isso depende muito do estudo de cada aluno e da evolução sobre suas dificuldades. É importante lembrar que regularidade ajuda muito no resultado da produção de um bom som, seja esse feito no violão ou na guitarra.

Tem mais alguma dúvida? Comente aqui embaixo!

E se você ainda não conhece a Equilibrium, entre em contato e agende sua aula grátis ou nos faça uma visita!

Rua Cayowaá, 1969 – Perdizes/SP
Fone: 11 2338 7012