Como aprender a tocar VIOLÃO do zero! Dicas infalíveis!

Se você tem vontade de aprender a tocar violão, mas acha que é difícil ou que não tem mais idade para isso, pode ficar tranquilo, pois com essas dicas você vai ficar mais encorajado de iniciar do zero.

Bom, vamos lá:

1. Escolhendo o Instrumento: tamanho adulto / tamanho infantil

Se você está começando do zero, o primeiro item importante é sobre qual violão vai usar. Se for uma criança, deve usar um violão tamanho infantil. Se for adulto, use violão tamanho padrão.

Para começar do zero, também é indicado sempre um violão com cordas de nylon, por ser mais confortável. Marcas como Gianinni e Tagima têm modelos com boa relação custo/benefício.

2. Facilitando seu jeito de tocar

Diferente de um carro zero km que você compra e não tem problemas no começo, com o instrumento é um pouco diferente. Quando você compra um violão novo – que normalmente é fabricado fora do Brasil –, devido ao transporte via importação e por passar por inúmeras mudanças climáticas, o instrumento acaba chegando até as lojas com um nível de desconforto na hora de tocar, o que não é muito indicado para os iniciantes, pois gera muita tensão nos dedos.

Isso faz com que você acabe tocando menos, gerando demora no resultado. Quem vai querer sentir dor na mão, não é mesmo?

Por isso, recomendamos sempre adquirir desde o começo o uso do CAPOTRASTE, acessório que permite aproximar as cordas, gerando maior conforto, tocabilidade e possibilidade de tocar muitas músicas diferentes logo no começo. Porém para usar da forma correta, você vai precisar da orientação de um professor.

3. Comece pelo fácil com resultado rápido

Você vai conseguir ter um resultado rápido, treinando por partes. Depois de aprender como montar um acorde com sua mão esquerda e aprender o ritmo da sua mão direita, sua principal dificuldade será tocar fluente, unindo o movimento das duas mãos, então treine separado. Como numa academia, repita os movimentos e formatos só da mão esquerda, por algumas vezes. Depois treine só o movimento da mão direita. Quando for juntar para trocar os acordes, soará mais musical e você vai ficar mais animado ao começar a ouvir o resultado.

4. Pense em montar um dicionário de acordes

Quanto mais acordes você souber, mais músicas você conseguirá tocar, ainda mais com o uso do capotraste. Não deixe de treinar e memorizar sempre os acordes percebendo como ele é formado, escrito e como é lido.

Essas dicas, com o auxílio de um bom professor, vão te ajudar a sair tocando já na primeira aula.

Se gostou, comente, compartilhe. Venha nos visitar. Desejo boa sorte na compra e nos estudos.

Theo Machado – sócio diretor da Equilibrium Escola de Música, professor de violão e guitarra há mais de 20 anos, coach de bandas e produtor musical.

maio 2024