Aprenda a tocar e cantar junto – 7 dicas para você sair se apresentando!

Um dos sonhos mais comuns para estudantes de música é o de aprender a tocar um instrumento e cantar junto. Isso possibilita se apresentar em encontros de amigos e familiares ou até mesmo apresentações artísticas.

E sem sombra de dúvida, essa parte é uma das melhores – a de mostrar seu lado artístico.

Por isso, nesse post você vai entender como pode praticar para fazer bonito no momento do show.

Para começar, é muito importante entender que para desenvolvermos o aprendizado, precisamos ter um tempo de estudo com atenção. Mas isso não significa que dependa de horas e horas afinco de treino, e sim de uma prática com foco na dificuldade. E nesse momento, ter a orientação de um professor auxilia o aluno a entender onde estão as dificuldades e como deve treinar, sempre guiando para músicas mais fáceis no início.

7 Dicas para você começar a tocar e cantar:

1. Foco no instrumento: treine a música sempre por partes para melhorar a execução. Poucas repetições geram resultados rápidos, quando feitos da forma correta.
  2. Pratique para automatizar: treine olhando para suas mãos e depois de 4 repetições, tente aos poucos fazer sem olhar para o instrumento. Quando se sentir mais seguro, vai também conseguir voltar mais atenção para sua voz.
  3. Escute o tempo da música: toda música tem o que é chamado de andamento – que é a velocidade em que a música é executada. Escute a música ao longo da sua semana. Vai te ajudar e melhorar sua percepção.
  4. Escute sua voz: toque uma nota musical no instrumento e repita o som com sua voz, usando a sílada “Lá”. Cante com repetições. Treinar sua percepção é necessário para cantar de forma musical.
  5. Treine a letra murmurando: cante a melodia da música sem a letra, usando sons como “lá lá lá” enquanto começa a tocar.
  6. Memorize: ter memorizado os acordes de acompanhamento ou a letra da música, permite que você tenha mais atenção entre tocar e/ou cantar. Lembre-se que uma das partes deve estar automatizada, ou cantar ou tocar. Pensar em ambas no momento da execução não ajudará no resultado.
  7. Registre os estudos: se grave pelo celular para ter ideia se seu modo de tocar ou cantar já soa mais musical, ou seja, mais fluente.

Esperamos que essas dicas te auxiliem em alcançar seus objetivos através da música. E lembre-se que com a ajuda de um bom professor e treinos curtos e focados você pode superar suas expectativas.

A Equilibrium Escola de Música trabalha com um conceito diferente, capaz de te auxiliar no aprendizado musical, por meio de formas que promova melhoras consideráveis na sua rotina, melhorando sua qualidade de vida através dessa linguagem.