Dicas para tocar Flauta Transversal, Saxofone e Clarinete

Como fazer o som no instrumento? Demoro para tocar? Perguntas assim acontecem sempre no começo e no primeiro contato com esses instrumentos. Na sequência, respondemos algumas perguntas e damos dicas para começar a produzir sons nesses instrumentos.

Para começar as aulas é indicado o uso só da cabeça do instrumento – a parte do bocal. Os alunos sempre vão iniciar a partir do som do bocal, a preparação da embocadura (forma de produzir o som no instrumento com precisão) para flauta transversal, saxofone e clarinete. Através da prática física, isto é, como soprar, é que o aluno conseguirá tocar. Para desenvolver o som é importante que haja paciência e praticar com atenção. A prática da embocadura é fundamental para desenvolver uma boa forma de produzir o som. O treino da respiração também é necessário para desenvolver a forma correta de soprar.

Outra pergunta comum é: onde compro esses instrumentos? Em São Paulo, recomendamos que você procure em lojas na região da Santa Ifigênia e Teodoro Sampaio. Instrumentos chineses também são uma boa opção. Após a orientação do professor, vale a pena o aluno procurar adquirir o instrumento para poder praticar em casa. Caso seja um instrumento usado, sempre peça a garantia na compra, para evitar problemas futuros. Os valores variam muito, porém a partir de 500 reais é possível encontrar instrumentos usados com garantia no mercado.

Confira dicas para começar da forma correta:

• Experimente assoprar garrafas – como fazíamos quando crianças. Isto vai ajudar muito a entender a embocadura do instrumento. Procure por pífano – este instrumento auxilia também no começo para se habituar com o formato da flauta transversais.

• Separe um horário para praticar regularmente – a prática é o que leva à quase perfeição. Foque na embocadura para praticar a afinação e sustentação das notas.

• Não retire o instrumento da boca durante a prática – isso altera a embocadura anterior, o que prejudica a afinação. Sempre respire separadamente para cada nota e pratique notas longas.

Agende uma AULA GRÁTIS para conhecer o curso de FLAUTA TRANSVERSAL, SAXOFONE e CLARINETE.

Whatsapp: 11 94960-1437