Teclado ou piano digital? Qual a diferença?

Você sabe as diferenças entre piano e teclado digital? Num bate papo informal aqui na Equilibrium Escola de Música, o professor Adriano falou sobre as principais dúvidas que os alunos iniciantes têm antes de começar o curso de piano/teclado.

Tem muita gente que acha que os instrumentos são iguais, porém não são tanto assim, principalmente, quando o assunto é repertório.

No piano, você consegue estudar melhor a música erudita. Num teclado de 5 oitavas, já não funciona igual.

O teclado, com tamanho diferente e teclas leves, funciona melhor para um repertório mais popular, porém terá uma certa limitação no toque e na tessitura (intervalo entre a nota mais grave e a nota mais aguda), por ter menos teclas.

Se você tem interesse em estudar um pouco do popular e do erudito, um piano digital atualmente será mais vantajoso pela sua versatilidade.

Pensando no custo/benefício, o professor passa algumas informações e dicas:

Sobre o teclado:
Comprar qualquer teclado pensando no preço pode atrapalhar o aprendizado. Um item importante a ser considerado é a sensibilidade ao toque. Faça uma aula grátis na Equilibrium antes de comprar e te ajudaremos a experimentar e fazer você ficar mais seguro quando for testar na loja.

Sobre o piano:
Hoje em dia, os pianos digitais ficaram um pouco mais acessíveis. Você consegue adquirir este instrumento por um preço bem próximo de um teclado mais moderno com uma diferença pequena de valor.

Se você procurar um teclado com uma boa sensibilidade ao toque e com timbres melhores, o valor será muito próximo ao de um piano digital. O aluno conseguirá desenvolver melhor o modo correto de tocar música erudita usando um piano digital, porém, caso seja para o estudo de uma criança, talvez o teclado – pensando num investimento inicial menor –, seja mais vantajoso.

Confira as dicas:

1. A longo prazo, o barato pode sair caro. Pense no que quer aprender a tocar e escolha qual vale mais a pena. Talvez o piano seja mais indicado desde o começo.
  2. Vá em lojas de instrumentos musicais e teste antes de comprar pela internet. Agende uma aula grátis na Equilibrium e venha experimentar os dois instrumentos para ter certeza de qual valerá a pena escolher.
  3. Assista vídeos no Youtube sobre o modelo e marca que tem interesse, tanto do teclado quanto do piano digital. Atualmente a Cassio apresenta modelos de teclado e piano digital com uma ótima relação custo/benefício, melhor que de concorrentes.

Concluindo… aparentemente, o piano digital será mais versátil e amplo para você tocar o quiser com o instrumento, do popular ao erudito, para qualquer idade.

Estas dicas e o auxílio de um bom professor vão te ajudar a sair tocando já na primeira aula.

Se gostou, comente, compartilhe. Venha nos visitar. Desejo boa sorte na compra e nos estudos.

Theo Machado – sócio diretor da Equilibrium Escola de Música, professor de violão e guitarra há mais de 20 anos, coach de bandas e produtor musical.