UKULELE para INICIANTES: Tudo que precisa saber sobre o instrumento – para crianças, jovens e adultos.

Nesse artigo do blog da Equilibrium, vamos te ajudar a conhecer mais sobre o UKULELE e tirar as principais dúvidas sobre ele.

Vamos lá!

Como se fala o nome dele?

A maneira mais adequada de falar o nome é Ukulêle, porém, muitos chamam de Ukulelê e a forma de escrever é UKULELE, sem acento. Ele é um instrumento musical havaiano inspirado por instrumentos portugueses. Ukulele, é o nome que os havaianos deram ao instrumento que foi popularizado com esse nome, mundialmente.

Tipos de Ukulele: qual devo comprar?

Existem 4 tipos: soprano, concert, tenor e barítono.

Ukulele Soprano é o que indicamos para nossos alunos, independentemente da idade. Esse formato é o menor de todos. Muito leve, e confortável para iniciantes. O Ukulele concert, é um modelo um pouco maior, mais usado para estudantes de nível intermediário ou avançado. O Ukulele tenor, é mais encorpado com estrutura maior, produzindo também maior volume sonoro. O Ukulele barítono, é o maior de todos ukuleles, com som mais encorpado e maior projeção sonora de médio graves.

O que preciso para começar a tocar Ukulele?

Além do próprio instrumento, recomendamos uma capa para proteger, antes e depois do treino. É importante ter um afinador, que pode ser um app de celular ou um afinador digital – que será fixado no braço do Ukulele. Recomendamos o afinador digital para crianças e jovens. Uma palheta, acessório usado para tocar as cordas, é bastante útil nesse momento inicial. Além desses, sugerimos também usar um acessório chamado, capotraste, para facilitar a execução do aluno e permitir que toque várias músicas diferentes, utilizando poucos acordes.

Com quantos anos posso tocar UKULELE?

A partir dos 6 anos, é uma boa idade para começar com o UKULELE. Caso a criança tenha porte físico adequado para se relacionar bem com o instrumento, vai ter facilidade e os resultados virão no tempo dela. Para adolescente e adultos, o aprendizado será similar, de acordo com a prática com o instrumento.

Como afinar o ukulele?

Como comentado, recomendamos o uso do modelo SOPRANO. Esse tem a seguinte afinação – os formatos concert e tenor também usam essa afinação:

4 – Sol

3 – Dó

2 – Mi

1 – Lá

Contando sempre debaixo para cima. Repita a sequência Lá Mi Dó Sol, 4x sem parar. A memória da afinação será facilitada com essas repetições.

Conheça as partes do Ukulele para iniciantes:

Quanto tempo é preciso pra tocar ukulele bem?

Com um boa orientação, muitas vezes é possível na primeira aula já sair tocando. Com 2, 3 ou 4 acordes, o aluno sai da sala animado pelo resultado e aos poucos cria um repertório com seu Ukulele.

Esperamos que essas respostas tenham esclarecido muitas das suas dúvidas sobre o Ukulele.

Através de aulas presenciais individuais ou ao vivo e online, você pode realizar o sonho de tocar para relaxar e ter a música como seu hobby ou terapia.

Agende uma AULA GRÁTIS online e ao vivo pelo Whatsapp:

11 94960-1437

>>>>>> Se não tiver o instrumento, não tem problema. Podemos te orientar na compra do seu. : )

Realize seu sonho de aprender a cantar ou tocar um instrumento e use a música como terapia, como seu hobby, como um investimento no seu bem estar, diversão e saúde mental.

Outros Posts

maio 2024