Você sabe mesmo o que é Musicalização Infantil?

Existem várias definições para essa atividade, porém para ser direto e reto, sem mais delongas, podemos definir a musicalização infantil como uma sensibilização musical – onde a criança terá através de jogos, dinâmicas, brincadeiras, histórias e uma série de outros recursos – junto com o professor – o envolvimento e o despertar do interesse pela música – fazendo-a se apaixonar por essa arte.

Podemos também fazer uma breve analogia com a educação física infantil na escola. Nessa fase, por meio dessa atividade, a criança tem contato com diversos esportes, não para se tornar um esportista, mas sim, para gerar experiências diferentes, permitindo que ao longo do tempo tenha contato com várias atividades esportivas diferentes. Com a orientação de um professor, é possível o aluno ter vivências que talvez não tivesse fora dessa atividade na escola.

A musicalização infantil funciona da mesma forma, não necessariamente formando um musicista, instrumentista, e sim formando um indivíduo, uma criança interessada no contato com a música, o que gerará a chance de conhecer vários estilos musicais diferentes, além de jogos, dinâmicas e brincadeiras que iniciem o contato com a linguagem musical – tudo feito de forma lúdica e divertida.

Dessa maneira, a criança vai desenvolvendo noções de ritmo, pulsação, altura com som grave ou agudo, dinâmica com som forte ou fraco, andamento, lento ou rápido – fazendo ter contato com os conceitos fundamentais da música pela musicalização infantil, tanto de forma individual, quando em grupo.

Essa atividade musical pode ser apresentada e trabalhada também para jovens adolescentes, adultos e idosos, pois a sensibilização musical pode ser uma atividade diária.

Para auxiliar o desenvolvimento cognitivo da criança é também muito importante que cada aluno seja tratado de forma individual, visto que seu contato social coletivo, em grupo, já faz parte da rotina desde cedo. Nossos alunos da Equilibrium tiveram resultados muito satisfatórios, tendo um contato direto individual com a professora, desenvolvendo habilidades cognitivas que auxiliam na memória, criatividade, motricidade e concentração. Essas atividades musicais da aula, também auxiliam na percepção corporal, na coordenação motora e no desenvolvimento da fala e do vocabulário.

Esperamos que essas informações tenham esclarecido as principais dúvidas sobre o assunto. Convidamos para conhecer mais de nosso sério trabalho através da música.

Situada em Perdizes, a Equilibrium Escola de Música tem um conceito um pouco diferente, pois presa muito pelo individualismo de cada aluno, tendo como principal foco, o desenvolvimento musical interpessoal personalizado, preparando cada aluno para sua interação e vivência em grupo.

Acompanhe nossos posts regulares.